- Área: 180 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Amit Geron
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência de 180 m² encontra-se na antiga Jaffa. Sua localização é única, situada sobre o porto para o oeste e se abre para o Mar Mediterrâneo. É difícil determinar a idade exata deste edifício, já que possui alguns séculos de antiguidade.
Através dos anos o edifício sofreu muitas mudanças e adições foram feitas, prejudicando a qualidade dos espaços originais. A ideia central era combinar o antigo com o novo mantendo as qualidades originais da estrutura, paredes de pedra, tetos e arcos segmentados e a expor os antigos materiais (combinação de cerâmica e areia de praia). O edifício foi limpo de todos os elementos estranhos e agora exibe seu estado original.
Surpreendentemente, os modernos estilos minimalistas de construção nos lembra e corresponde ao sóbrio estilo do passado, apesar da grande diferença de tempo entre eles. A ideia central era combinar o antigo e o novo, mantendo as qualidades de cada um e criando novos espaços que combinem os estilos. A história é expressada mediante a preservação das texturas e materiais da camada exterior dos edifícios, respeitando a engenharia da construção. O moderno se expressa pela abertura dos espaços mediante a alteração do fluxo interno a um entorno aberto e livre, o uso de aço inoxidável e ferro nas distintas partições, aberturas e mobiliário.
O projeto é exitoso em honrar e preservar os valores históricos e românticos de sua estrutura na criação de um projeto contemporâneo. Apesar das diferenças de tempo, existem tensões e dicotomia entre os períodos, num espaço surpreendentemente equilibrado e harmônico.